Santos F.C × na web de torcedores da Santos F.C.
Santos F.C
A rede social de torcedores do
Santos F.C

Conhecido por futebol ofensivo, Santos tem se destacado na defesa

epeixe Por epeixe

em 05-09-2017 às 12:48

Victor Ferraz, lateral, Santos
Victor Ferraz, lateral, Santos

Quando se pensa no estilo de jogo do Santos, muitas vezes pensamos em uma equipe ofensiva e que marca muitos gols, contudo esta não vem sendo a característica do alvinegro praiano na temporada de 2017. 

 

No Campeonato Brasileiro, a equipe de Levir Culpi tem o quarto pior ataque, empatado com outras três equipes com 23 gols. Apenas Coritiba (21), Atlético-GO (18) e Avaí (13), todos times que brigam contra o rebaixamento, balançaram menos gols do que o time do litoral. Além disso, apesar de ser o terceiro colocado da Série A, o clube da Vila tem o pior ataque entre as 11 primeiros da tabela.

Para Bruno Henrique, artilheiro do time na temporada, com 14 bolas na rede, a seca dos atacantes santistas acontece por causa de um pedido tático do treinador.

“A gente da frente acaba fazendo o que o professor pede, acaba se doando para poder ajudar os companheiros de trás. E, às vezes, não conseguimos fazer os gols pelo fato de estarmos comprometidos com o que professor pede. Os atacantes estão de parabéns, desempenhando um bom futebol, fazendo o que o professor pede mesmo quando os gols não aparecem. Temos que continuar nessa pegada. Estamos no caminho certo”, ressaltou o camisa 27 em entrevista coletiva nesta segunda-feira, no CT Rei Pelé.

Mesmo sendo o maior goleador do Santos na temporada, Bruno Henrique ainda não marcou em clássicos até o momento. Neste domingo, porém, o atacante terá a chance que acabar com essa sina, afinal, ele deve ser titular no embate com o Corinthians, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Brasileirão.

“É sempre bom marcar. Sendo clássico, Libertadores, Paulista… é sempre bom. Ainda não marquei em clássico, mas o mais importante é sair com a vitória, independentemente de quem fizer o gol. Na semana decisiva, é procurar desempenhar o melhor dentro de campo e quando aparecer a oportunidade, estar apto para fazer o gol”, concluiu.

Por outro lado, enquanto o ataque não vem sendo tão efetivo como de costume, a defesa santista vem se destacando em 2017. A equipe do litoral paulista é a segunda menos vazada no Brasileirão, com 14 gols sofridos, ficando atrás apenas do líder Corinthians (11). Além disso, nos últimos 12 confrontos do Santos, somente o Flamengo marcou gol duas vezes, o que aconteceu em duas oportunidades uma na Série A e outra na Copa do Brasil.

Os bons números da defesa do clube alvinegro não param por aí. Nos últimos 12 confrontos, o alvinegro sofreu apenas seis gols, sendo que apenas três equipes balançaram as redes da meta defendida por Vanderlei nesse período. Com isso, em oito das últimas 12 partidas, o clube praiano deixou o seu rival no zero. Soma-se a isso o fato da defesa santista só ter tomado um gol nos últimos cinco jogos.

A boa fase defensiva também se estende quando o assunto é mando de campo. Como mandantes, eles sofreram uma média de meio gol por partida, sendo seis gols em 12 duelos. Os comandados de Levir Culpi também foram bem na Libertadores, competição em que teve a terceira melhor defesa na fase de grupos (quatro gols sofridos). Apenas Lanús-ARG e Nacional-URU sofreram menos gols (três cada).

Ao analisar os números, é possível achar alguns indicadores para que o Santos tenha uma boa defesa. Em primeiro lugar, Vanderlei vem sendo um paredão. Além das grandes defesas, o goleiro defendeu cinco pênaltis em seis no Brasileirão. 

Dessa forma, o aproveitamento dos rivais neste quesito é de 16,66%. O ótimo aproveitamento em desarmes (85%) e os poucos passes errados (91% de acerto) também colaboram para um sistema defensivo sólido.

Prestes a entrar em uma maratona de jogos – que começa no próximo domingo em confronto contra o Corinthians e que conta com duas partidas de quartas de final da Copa Libertadores contra o Barcelona de Guaiaquil –, o torcedor do Peixe deve estar confiante em sua defesa e no goleiro Vanderlei, que pode ser decisivo tanto no tempo regulamentar como em uma possível disputa de pênaltis

Assista os vídeos do Peixe! 

Veja os álbuns de fotos! Musas, torcida, jogadores e muito mais AQUI!

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Fonte: ESPN.com.br com agência Gazeta Press Publicado em 04/09/2017, 08:37
Sua comunidade,
no seu celular
1 VOTOS

Obrigado/a por colaborar conosco. Comprovaremos a notícia denunciada e atuaremos em conseqüência.

Novos comentários

Deseja participar desta seção?

- Se você já está registrado, entre.

Se ainda não está registrado em semprepeixe.com.br: